31 maio 2006

Perda e Restauração do Concelho - Parte 4


Torna-se oficial
Em Diário do Governo, nº 220, de 30 de Setembro de 1895, torna-se publica a decisão que se temia desde Março: “São supprimidos: o concelho de Alcochete, cujas freguezias são annexadas ao de Aldeia Galega” (...)

Em acta de Sessão de Câmara da Aldeia Galega de 4 de Outubro de 1895 dá-se conhecimento oficial do novo território a administrar, e que os “archivos já tinham sido conduzidos para esta villa, nos dias 30 de Setembro e 1 do corrente mez, sob as ordens da auctoridade administrativa, o que era publico e do conhecimento de todos”. O jornal O Século de 1 de Outubro conta deste acontecimento da seguinte forma:

“Hoje de manhã cedo, fomos surprehendidos por uma força de caçadores 5, de 30 praças, e um empregado da administração do concelho de Aldegallega, a fim de removerem para ali os archivos das repartições d´este concelho, extincto por decreto. Sahiram já o da câmara e administração, devendo sahir amanhã o da repartição da fazenda e recebedoria. Tal extincção enlutou tanto este povo que tarde sahirá do crepe em que ficou envolto. Não felicitamos os aldegalleguenses, porque Alcochete e Moita saberão estabelecer uma forte corrente para que a justiça se lhes faça, quando no poder haja estadistas reparadores de tão grande injustiça. O povo assiste pacifico a tudo isto.”

In "Memórias de um Concelho", 1993


1 comentário:

Regedor de Alhos Vedros disse...

Belo Blog

Parabens

Sinceros Cumprimentos

Regedor de ALhos Vedros