27 novembro 2006

Património V - Centro Paroquial




Época Construção

Séc.XV (conjectural ) / XVI / XIX

Cronologia

Séc. 15, início - primeiras referências documentais à família dos Pato, sabendo-se que morava então em Alcochete Gonçalo Fernandes Pato que teve dois filhos, Martim Viegas Pato e Brites Gonçalves Pato; Séc. 16 - já existia o edifício, pertença da família Pato, apenas com dois pisos, anexos de cavalariças, pátio do cavalos e armazéns situados na antiga R. das Canas; séc. 19 - o antigo Solar é pertença da família Nepamuceno de Aldeia Galega, sendo então acrescentado um 3º piso e provavelmente o actual terraço e as ferrarias forjadas; a casa já não compreendia os edifícios baixos dos armazéns e o pátio dos cavalos era então um jardim; sec. 19, último quartel - passou para a posse de José Estevão de Oliveira e de Adelina de Carmo Oliveira, filha do Comendador Estevão António de Oliveira Júnior; séc. 20, inícios - adquirido por António Dias Gouveia e sua mulher Maria Eugénia de Oliveira Gouveia (irmã da anterior proprietária então casada com Joaquim Gomes de Carvalho); após a morte do casal a casa passou a Maria dos Prazeres Dias de Gouveia Abrantes que o deixou em herança a seu filho António Gouveia Abrantes; séc. 20, década de 70 - por morte do anterior proprietário passou para a sua viúva Maria Aliete de Gouveia Abrantes.
Tipologia
Arquitectura civil, quinhentista, pombalina, oitocentista. A espessura das paredes bem como as vigas de carvalho sob os arcos da casa dos Carros atestam a sua antiguidade. O tratamento independente dado aos dois primeiros registo do corpo principal e a diferença na espessura dos muros comprovam que, de início, o edifício não possuía o terceiro piso que lhe foi acrescentado já no séc. 19, numa solução de compromisso entre a estética pombalina - as janelas de sacada com gradarias de ferro forjado - e oitocentista com laivos de revivalismo na moldura em arco quebrado das janelas.
Características Particulares
Um dos solares renascentistas ainda existentes em Alcochete, apesar de muito alterado, evidenciando um notável rigor na disposição dos alçados, simétrica e ritmicamente rasgados de sóbrios vãos, animados apenas pelos varandins em ferro forjado.

Sem comentários: