30 outubro 2008

Imparcial Futebol Clube Alcochete







Tenho por vezes, visitado o site da Torre do Tombo em busca de mais novidades relativas a Alcochete. Pois bem, existem algumas mais. Numa das sub-secções de uma das minhas pesquisas, encontrava-se uma Pasta na Torre do Tombo sobre Imparcial FC Alcochete que abaixo deixo alguns dados contidos no âmbito dos documentos.

Imparcial Futebol Clube Alcochete

1923-1995

Associação desportiva com equipa futebol, andebol, ténis de mesa, halterofilismo.Actualmente, os clubes desportivos são definidos por força de lei como pessoas colectivas de direito privado, que se reúnem sob a forma de associação com fins não lucrativos, tendo como objectivo o fomento e a prática de actividades desportivas. Afirmam-se como associação de direito privado e de utilidade pública, uma vez que servem os interesses dos seus associados e simultaneamente propõem um fim de interesse geral da comunidade onde estão inseridos.Os clubes ou associações desportivas locais são desde sempre entidades muito relevantes no panorama desportivo português, constituíram-se como uma espécie de centros de acolhimento propiciadores da possibilidade da prática desportiva. Os seus objectivos centram-se no fomento, orientação e apoio da prática das actividades desportivas que albergam (que apesar de constituírem por vezes um leque diversificado, não conseguem competir com o "apelo" do futebol, que é de facto o desporto que mais cativa associados e população em geral).O Imparcial Futebol Clube Alcochete foi fundado a 22 de Abril de 1923, com sede e campo de jogos em Alcochete. Inicialmente denominava-se Imparcial Foot-Ball Club Alcochete, o que denota a influência britânica e a importância maior da prática futebolística no clube. O futebol, importado de Inglaterra, adquiria neste período um cada vez maior número de adeptos.

A Direcção do IFCA era formada por nove elementos: o Presidente, o Vice-presidente, o Secretário, o Vice-secretário, o Tesoureiro e quatro Vogais. À Direcção cabiam as seguintes atribuições: dirigir o clube ao nível interno e externo; elaborar os regulamentos internos e levá-los à apreciação e votação da Assembleia Geral; aplicar sanções a eventuais irregularidades, resultantes do incumprimento do regulamento interno por parte dos associados; solicitar a reunião extraordinária da Assembleia Geral; apresentar em reunião da Assembleia Geral o relatório da conta de gerência; disponibilizar aos sócios as contas, documentos e os livros de escrituração nos oito dias antecessores à reunião da Assembleia Geral; no fim do mandato, apresentar à Assembleia Geral uma lista de sócios que pudesse suceder-lhe na Direcção; realizar as propostas para sócios "honorários"; resolver as situações não mencionadas nos estatutos ou regulamento interno; "…chamar a atenção do Conselho Técnico quando não concorda com as suas deliberações"; Resolver todos os casos omissos nos estatutos e regulamento interno.

O Conselho Fiscal ou Técnico era composto pelo Presidente, pelo Secretário e por um Vogal. Ao Conselho Fiscal deveria organizar as equipas desportivas do IFCA; debater e resolver assuntos técnicos (julgamos que seriam os relacionados com a prática desportiva ou regras); avaliar os equipamentos, a aptidão física e técnica dos atletas e substituindo-os quando necessário; as suas deliberações tinham que ser obrigatoriamente validadas pela Direcção.

6 comentários:

bijus da Margarida disse...

não posso deixar de dizer que a minha avó http://margaridabijus.blogspot.com/2008/02/av.html
foi presidente do imparcial durante alguns anos, actividade que lhe deu muito orgulho, como dirigente e como mulher, há por aí muitos homens, rapazes de outrora, que se lembram bem disso. :-)

Alcochetano disse...

Cara Margarida,



Se tiver algo mais que queira partilhar, sobre a presidência da sua avó no Imparcial, não hesite em contactar-me.
Eu pessoalmente desconhecia o facto de uma senhora presidente do Imparcial, sendo mais chegado ao Desportivo, mas acredito que não deve ter sido muito fácil.

Obrigado pela visita.

jccatalao disse...

Antigamente o Imparcial (clube já extinto) estava ligado ao poder local existente na Vila de Alcochete , antes do 25 de Abril de 1974 , após a revolução de Abril o clube entrou em declinio acabando por fechar as portas , ao contrario do GDA (Grupo Desportivo Alcochetense-esse sim o clube do povo Alcochetano) que foi após o 25 de Abril que conseguiu os seus maiores feitos.
Saudaçoes Alcochetanas

Alcochetano disse...

Caro jccatalao,

Mediante tudo o que se passava, neste caso a grande rivalidade entre os dois clubes, não posso deixar de referir que o Imparcial é também um fragmento de História de Alcochete.

Obrigado pelo Comentário.

Cumprimentos,

Alcochetano

Anónimo disse...

Olá Margarida eu conheci a tua avó pois na altura jugava futebol no Imparcial e ia todos os dias do Montijo para Alcochete treinar e foi com Grande Orgulho que conheci a tua Avó e mais uma outra Sra que não a me recordo o nome e eu e o meu irmão os ( Gémeos ) eramos os meninos queridos desse clube.Saudades desse tempo.Parabéns Margarida a tua avó foi uma grande mulher sim...

Anónimo disse...

Eu sou Imparcial com muita honra, tenho pena de neste momento estar de porta fechada. o Nome da outra Senhora a que o Anónimo alude e eu joguei com ele e com irmão gémeo, chamava-se D. Maria Perinhas (já falecida).
Cumprimentos e saudações alcochetanas, VIVA O IMPRCIAL!!!!