16 maio 2006

Um duro chamado Ciprião


Conde da vila de São Sebastião (por D. António I) distinguiu-se como corregedor dos Açores durante a crise de sucessão de 1580, tendo governado o arquipélago durante o período conturbado que se seguiu à aclamação nas ilhas de D. António, Prior do Crato como rei de Portugal. A ele se deve a fortificação e organização da defesa da ilha Terceira que levou à vitória na batalha da Salga.
Ciprião de Figueiredo era natural de Alcochete. Filho de Sebastião Gomes de Figueiredo e de D. Antónia Fernandes de Vasconcelos, filha do arcebispo de Lisboa D. Fernando de Meneses Coutinho e Vasconcelos. Por este lado descendia dos Meneses da rainha Leonor Teles.

Em 1576 foi nomeado por D. Sebastião para o cargo de corregedor dos Açores.

A divisa dos Açores, que reza "Antes morrer livres que em paz sujeitos", é retirada de uma carta escrita a 13 de Fevereiro de 1582 por Ciprião de Figueiredo, então corregedor dos Açores, a Filipe II de Espanha. Naquela missiva recusa a sujeição da ilha Terceira em troca de mercês várias, dizendo: "... As couzas que padecem os moradores desse afligido reyno, bastarão para vos desenganar que os que estão fora desse pezado jugo, quererião antes morrer livres, que em paz sujeitos. Nem eu darei aos moradores desta ilha outro conselho... porque um morrer bem é viver perpetuamente..."

D. António em prémio da fidelidade do corregedor, quando o chamou a Paris, agraciou-o com o condado da vila de São Sebastião, localidade em cujos arrabaldes se travou a batalha da Salga.
Era irmão de Duarte de Figueiredo e Vasconcelos, que possuía o prazo de Veloso que lhe dera o avô sendo bispo de Lamego. Esse prazo foi aumentado, porque Duarte de Figueiredo e Vasconcelos, irmão do corregedor da ilha Terceira, serviu Filipe II de Espanha. D. João IV não tirou também aos Figueiredos os seus direitos em favor de outros que o aclamaram; um filho daquele Duarte serviu D. João IV, como seu pai servira Filipe II.

Madame de Saintonge escreveu no seu célebre livro "Vie de Don Antoine, roi de Portugal" uma pouco menos de fantástica genealogia de seu tio-avô Ciprião de Figueiredo e Vasconcelos.
Durante muitos anos a Escola Preparatória de Angra do Heroísmo teve Ciprião de Figueiredo como patrono, sendo o nome hoje perpetuado numa rua daquela cidade. Também (aqui em) Alcochete, sua terra natal, lhe dedica uma das suas principais artérias.

In Wikipedia

Sem comentários: